terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Meu nome é Fernando Mattos, comecei essa aventura (e terapia) cênica em 1987, meio de "sacanagem", era extremamente tímido e entrei em uma Oficina de Teatro com a maravilhosa Anja Bittencout disposto a participar do primeiro dia e depois nunca mais voltar... Nunca mais sai! 
De início, quando comecei a levar apaixonadamente este oficio, aliei meu dom de escrever (alimentado desde 1986 numa Oficina Literária com a grande Professora Maria Nazareth de Souza) ao teatro. 
Em 1988 ousei estar em um Festival com dois espetáculos; "Posso Ficar com vc de Graça?"  (um erro pois acumulei as funções de ator/autor e diretor e recebi algumas críticas pesadas) e "O Encontro Internacional das Amebas" (que me redimiu das críticas e aonde apenas como autor e diretor pude ter uma visão bacana da cena).
De lá para cá são incontáveis anos e aventuras. Participei e participo de alguns grupos (saco vazio não fica de pé) mas o meu sangue ferve mesmo pelo Expressarte Verbalizando que exercita uma prática não oficialmente iniciada em 1990 e oficialmente em 1994 quando fui nomeado Animador Cultural da SEE/RJ. 
Trabalhar com jovens é um grande desafio! Felicidades, tristezas... Enfim, é como a vida, tem seus altos e baixos, é um exercício de conhecimento constante. E é sobre esse exercício que relatarei aqui. Somos de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, segundo maior colégio eleitoral do estado, mas infelizmente local pouco favorável à arte. Não rolam incentivos, intercâmbios, gentilezas... 
E o que mantêm a muitas décadas pessoas e seus talentos fazendo TEATRO? Amor! E é sobre esse amor que relataremos aqui.
Espero que curtam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário